quinta-feira, 30 de abril de 2009

Dessa vez tem que ir...


Hoje é dia de mais uma aulda de informática aplicada à comunicação....dia de me perder entre atalhos e ferramentas do Corel e patinar na comprensão das escalas CMYC e RGB...

Verdade...a Paty (nossa professora, que já foi minha colega no curso de Publicidade), bem que tenta e volta e meia dá um gritinho no meio da aula: - tá entendendo Silvia??

Há momentos em que me sinto uma completa analfabeta digital...cada efeito que a professora ensina no Corel e eu consigo repetir, bato palmas e me acho a gênia..hehehe...como pode?
Paty, quero saber se vc sabe onde eu estava quando tínhamos aula de produção gráfica? putz grilo!!!!

Devo ter faltado em todas as aulas ....porque tu virou mestre no assunto e eu fico me achando o máximo quando consigo fazer uma bolinha virar lua...eheheheh

É pácábá...mas, dessa vez tenho que ir pra frente né gnte??

Pois bem..fuçando na net achei um post ao mesmo tempo informativo e bem humorado sobre o assunto... por isso, reforçando as aulas da Paty, empresto este texto do Blog Espaço.Pub e trasncrevo aqui, pra galera da terceira fase de jornalismo ,que tem dificuldades sobre o tema....heheh
.........................................

Sua cabeça dói só de pensar em RGB e CMYK? São siglas em grego pra você? Seus problemas acabaram, e olhem que eu nem trabalho nas Organizações Tabajaras.

Vou tentar ser o mais didático possível ok?

RGB e CMYK são siglas que representam cores.
E o pentelho lá do fundo pergunta: - Tio, tio… cores? Mas que cores? Tipo as cores do arco-íris?

Sim e não. Na verdade RGB são apenas 3 cores enquanto o CMYK são 4 cores. As 3 cores do RGB juntas podem gerar milhoes de outras cores secundárias, o mesmo acontece se misturarmos as 4 cores do CMYK.

E a menininha com a chupeta na boca pergunta: - XupXup Xup Xup? (legenda: Mas por que existem esses dois tipos de cores?)

Para complicar nossa vida ;D. Mas é simples saber a diferença e quando utilizar cada um dos tipos de cores.

Vamos entender melhor cada uma dos dois tipos.

RGB - É formado pelas cores RED, GREEN & BLUE (VERMELHO, VERDE & AZUL). É utilizado em Televisores, monitores, ipods e impressoras de casa (algumas impressoras hoje tem um repositor de tinta de 4 cores, mas a maioria é 3 ainda). Esses equipamentos não conseguem produzir 4 cores (existem monitores que conseguem, porém custam os olhos, as orelhas o nariz da cara).

CMYK - É formado pelas cores CIAN, MAGENTA, YALLOW & BLACK (AZUL CALCINHA, ALGO QUASE ROSA, AMARELO & PRETO).Este formato de cor é utilizada para impressões em gráficas rápidas, gráficas com fotolitos e outros tipos de impressões profissionais. Ou seja, está finalizando um trabalho para ser impresso em uma gráfica? Coloque em CMYK o arquivo.
Ficou simples?

Vamos ver se você intendeu:

1. Você tirou uma fotografia com sua camera digital, e vai tratá-la no photoshop, ela está em qual formato de cor?

2. Se você vai fazer um layout para um site, qual formato de cor deve ser utilizado?

3. E se você vai fazer um anúncio para uma revista que será impressa em papel couchet 120g?

Respostas:

1. Todas as câmeras digitais capturam as cores no modo RGB.

2. RGB.

3. Em CMYK. Não importa o papel em que será impresso o material, o que importa é o tipo de impressão.

Se tiver dúvidas, antes de finalizar o arquivo, vale dar uma ligadinha para a gráfica e perguntar qual tipo de impressão eles utilizam.
...........................................................
Massa né galera???

Um comentário:

  1. olha só menina, a fer me mostrou o seu blog e adivinha.... criei coragem de montar o meu de uma vez!!!!! dá uma passada por lá, se tiver saco de ler.... hehehe bjão
    Fan

    ResponderExcluir

Compartilhe tua opinião também....