terça-feira, 10 de março de 2009

Mãos à obra...

Nada mais apropriado para iniciar a vida útil do Dando a mão à PALMA (tória) do que postar uma matéria sobre a blogmania. Então lá vai...
...................................................
TECNOLOGIA
MEU QUERIDO BLOG
Diários virtuais, com música, vídeos, experiências e confissões atraem milhares de internautas e aposentam o velho hábito do caderninho

Quem nunca teve uma amiga, uma prima ou uma conhecida que narrasse os acontecimentos cotidianos em um caderninho bonitinho com cadeado e chave? Certamente você conhece alguém que alimentava esse hábito dos diários. Alimentava, porque aquelas confissões de adolescente, que antes eram anotadas e guardadas a sete chaves, agora são escancaradas na internet, nos diários virtuais chamados de blogs.
A ferramenta que nasceu nos Estados Unidos tem atraído milhares de internautas em todo o mundo que podem acompanhar de perto os desabafos alheios sem serem identificados. Os internautas ainda podem deixar lá seus comentários, fazer críticas e até dar conselhos. A jornalista gaúcha Elaine Barcellos de Araújo é uma das adeptas do diário virtual. A mania entrou na vida dela há mais de 4 anos e hoje gerencia três endereços diferentes. No espaço Cor de rosa e carvão, o primeiro a nascer, Elaine narra os assuntos que despertam as paixões pessoais. “O Cor de Rosa e Carvão é minha vida, meu cotidiano, meus relacionamentos com amigos e família. Amo esse espaço”.
Para falar sobre os desafios da vida profissional a jornalista também criou um espaço específico chamado Jornalismo - Vida e Morte . Neste endereço, ela fala sobre mercado de trabalho, mídias, comunicação, jornalismo, imprensa e tudo que seja relativo a profissão que escolheu. Já o terceiro endereço não é qualquer um que tem acesso. Aproveitando a opção de poder ficar anônima, a gaúcha criou um diário mais picante,onde aborda as experiências íntimas sobre amor e sexo. “Estes espaços além de ampliar minha rede de relações ainda me permitem dizer coisas que pessoalmente podem parecer constrangedoras ou que simplesmente na hora passaram despercebidas. E como não faço moderação de nenhum comentário, ainda posso ter o feedback sobre minhas idéias e sentimentos”, revela.

Não é difícil encontrar argumentos para justificar o sucesso dos blogs. São fáceis de fazer e permitem a interação entre o autor dos textos e os visitantes, juntando texto, fotos, vídeos e músicas. Para ter um blog não é necessário saber nada sobre criação de páginas na internet. Basta entrar em um dos sites que ensinam a produzir um diário virtual e seguir as instruções. Com poucos cliques também é possível postar novas mensagens na própria página ou publicar comentários nos blogs dos outros.

E quem acha que na internet, diários são apenas coisa de menina, se engana. Os garotos também se divertem com esse recurso. Mudam apenas os assuntos que publicam. O estudante de jornalismo Luan Ribeiro criou o Blog Jornalista em outubro do ano passado e usa o espaço para narrar os acontecimentos no mundo do futebol e exercitar o lado do jornalismo esportivo, que pretende seguir depois que se formar.

BLOGUEIRO SEM PRECONCEITO

Há quem diga que a maioria dos blogueiros é de adolescentes, mas a modalidade já se espalha por outras faixas de público. Há artistas e profissionais liberais aproveitando a nova ferramenta para divulgar seus trabalhos e defender todo tipo de causa.
Embora pareça tudo informal e íntimo demais, existem espaços pra lá de profissionais que recebem milhares de visitas diariamente e que se tornam referência nos setores que estão inseridos faturando alto com a publicação de anúncios. Há até eleição para apontar os melhores do ano.

Quem não recorda o sucesso da garota de programa Bruna Surfistinha que apareceu na mídia depois do sucesso de suas peripécias sexuais narradas num excitante blog?

ASSUNTOS ILIMITADOS
Para os blogueiros também não há restrição para os assuntos a serem abordados. Existem blogs sobre artesanato, culinária, economia, religião, exoterismo, poesia, entre tantos outros. No quesito criatividade existe inúmeros endereços. Destaque para o Bem Legaus feito pelo curitibano André Montejorge, para o recifense Ceó Pontual do Frases Ilustradas para o grupo de comunicadores do Desaforadas .

Para os interessados em jornalismo indico os blogs do renomado site Observatório da Imprensa , no link blogs, além do blog do jornalista Ricardo Noblat e o Manual dos Focas.

2 comentários:

  1. adorei essa matéria! essa jornalista gaúcha é minha ídola agora. hahaha.

    ResponderExcluir
  2. Ai Nêga, e essa foto na mesinha???
    E precisava tomar banho pra sair na foto???
    Olha, não sei se foi o banho ou o quê, mas acho que você até ficou bem na foto...KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK!!!!
    Toma banho sempre, que dá resultado!
    uhauhauhauhauhauhauha


    Rou.

    ResponderExcluir

Compartilhe tua opinião também....