domingo, 15 de março de 2009

Mais uma produção universitária...

Matéria produzida na disciplina de Técnica de Reportagem, Pesquisa e Entrevista Jornalística com o professor Gustavo Deon, no 2º semestre de 2008.
...............................................................

VIDA DE CACHORRO
CADA VEZ MAIS TOTÓS GANHAM VIDA SOFISTICADA

O desejo de ter um cão para chamar de seu e a vontade de tratá-lo como filho movimentam mercado milionário de produtos e serviços especializados

A surrada expressão “vida de cão” não comunga mais com o espírito de tratamento vip dado aos cãezinhos na atualidade. Já vai longe o tempo em que vida de cão era sinônimo de vida dura. Hoje, a expressão tem outro significado. Com um simples abanar de rabo, uma lambida amiga e alguns pulinhos na hora certa, os cachorros ganham de vez o coração de seus donos, que cada vez mais humanizam seus companheiros.

Mimados ao extremo por seus proprietários, cães de raça circulam com coleiras que são uma jóia, usam escovas de dentes especiais, xampus importados, têm linhas de esmaltes, numa nécessaire cheia de novidades a cada dia. Para aliviar enfermidades como alergias no pêlo e acalmar o temperamento, alguns enfrentam até sessões de homeopatia.

Em qualquer pet shop, o apelo ao consumo é inacreditável. Hoje, a refeição de um cachorro classe A pode incluir de entrada um beef stick (palitinho comestível sabor carne), ração misturada a um preparado de carne enlatado, e de sobremesa sorvete, também de sabor carne. Entre o almoço e o jantar, o afortunado totó ainda pode se deliciar com um chocolate para cães, que tem gosto de chocolate diet. Até ovo de Páscoa é vendido para cachorros.

A imaginação não tem limites. Uma cadela mais ousada pode satisfazer suas fantasias mais loucas comprando uma roupa de Tiazinha, com máscara preta nas costas. As mais puras têm direito a um spray importado anticópula para mascarar o odor do cio. Na linha dos cosméticos, entre xampus e cremes rinse para todos os tipos de pêlo, há desodorantes, pastas de dente (no sabor carne) e até perfumes, para eles e elas.

BETHOVEN TEM VIDA DE REI

Há nove anos, Bethoven, um simpático cachorro da raça Pinscher chegou na vida na auxiliar de cabeleireiro Rosangela Schimidt. De lá pra cá, a vida de Rosangela ganhou mais colorido. “Eu tinha sérios problemas depressivos, não podia trabalhar, ficava sempre em casa, na cama, sem ânimo para nada.
Um dia, ao passar em frente a uma loja agropecuária, olhei para o Bethoven ainda filhotinho e me apaixonei perdidamente. Nunca mais larguei dele”, relembra.

A presença do cachorro deu um novo significado a vida da mulher. “Ele salvou minha vida”, diz. “Como ele dependia de mim para comer, para sair passear e fazer xixi fora de casa, automaticamente eu me obrigava a sair da cama e acaba conversando com as pessoas e me distraindo. Isso foi me salvando da depressão”, emociona-se.

A relação de Rosangela com Bethoven transcende o entendimento dos mais desavisados. Em alguns momentos, os dois parecem travar um diálogo. “Entendo cada olhar, cada latido e sei se ele está com medo, sono, fome ou sede. É uma relação de alma, pois se ele fica doente eu também fico e vice-versa”.

Para compensar a nova fase de alegria que o cachorro implantou em sua vida, Rosângela não poupa mimos e carinhos para seu cãozinho. Todos os meses, pelo menos R$ 50,00 são gastos na ração especial que o bichinho come. “Ele tem problemas nos rins, por isso dou uma ração específica para ele”. No café da manhã de Bethoven, também não pode faltar queijo e de vez em quando, os bifinhos especiais e o chocolate também entram na refeição.

O pelo é tratado com xampus e condicionadores especiais. E o tratamento de beleza é encerrado com o secador de cabelos, para deixá-lo bem sequinho. A escovação dos dentes e a retirada do tártaro também são freqüentes. “Ás vezes deixo de comprar as coisas para mim, para dar a ele”, diz, revelando que antes de dormir em seu berço especial, enrolado em um edredom, Bethoven ainda ganha mais atenção. “No final da tarde é hora de levá-lo para passear e se distrair com seus brinquedinhos”.

E quem acha que o carinho de Rosangela com seu totó para por aí, se engana. A maior prova de carinho que o bicho podia receber, aconteceu recentemente. Para eternizar a presença do animal de estimação, a auxiliar de cabeleireiro tatuou o bichinho em uma das pernas. “Ele merece o melhor. É o rei da casa e é amado tanto por mim, quanto pelo meu marido”. Alguém duvida?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe tua opinião também....