sexta-feira, 8 de maio de 2009

I Mostra de Direito e Cinema de Outono da Unoesc

Dias movimentados para os acadêmicos de comunicação da Unoesc Joaçaba. Depois de Zé do Caixão, foi a vez de recebermos a atriz Lucélia Santos, por isso, produzo mais um texto referente ao evento.


Lucélia Santos abre a I Mostra de Direito e Cinema de Outono da Unoesc Joaçaba

A abertura da "I Mostra de Direito e Cinema de Outono", na última quarta-feira (6) fez jus a importânca da sétima arte e , trouxe para o evento promovido pela Área das Ciências Sociais Aplicadas e coordenada pelo Curso de Direito da Unoesc Joaçaba, a atriz Lucélia Santos.

Famosa do Brasil e no exterior pela interpretação na novela Escrava Isaura, exibida na década de 70, Lucélia que também é conhecida por ser articulada politica e intelectualmente, aproveitou a oportunidade para debater com professores e estudantes dos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Rádio e TV e Direito o lado humanitário na atualidade.

Para ilustrar a temática, a atriz abriu o evento mostrando o making off de um documentário que produziu e dirigiu em 2000, denominado “Timor Leste – O Massacre que o Mundo Não Viu”, que retrata o período de transição que passava aquele País . " Este documentário tem cenas fortes que mostra a realidade de Timor Leste e a esperança de seu povo por um futuro melhor", disse a atriz.

Segundo ela, atualmente as pessoas vivem momentos de muito egoísmo, onde a compaixão e a gentileza sõ esquecidas até mesmo em pequenos atos cotidianos, gerando confllitos catastróficos como é o caso de Timor Leste. Atrvés do bate-papo também foi possível fazer analisar e refletir sobre o significado e o poder da imagem, na construção ideológica das pessoas.

Para o professor Antonio Brito, um dos coordenadores do evento, temas como guerra, fome, morte, poder, minorias, sexualidade, costumes e fé podem ser discutidos e interpretados dentro de uma perspectiva jurídica, crítica e interdisciplinar. “A utilização do cinema para o debate é um método extraordinário, tanto pela capacidade de mostrar o real como de analisar a construção do discurso ideológico”, disse.

A acadêmica da 3ª fase do curso de Jornalismo - Amanda Baratieri elogiou a iniciativa de poder discutir a proximidade, a eficiência e as possíveis controvérsias entre teoria e prática. "Embora a discussão tenha sido centrada na questão humanitária, ainda assim o making off e o bate-papo sanaram questões bem pertinentes ao nosso futuro profissonal".

A I Mostra de Direito e Cinema de Outubro segue até o dia 30 com exibição de dois filmes nacionais e dois estrangeiros, sempre aos sábados no auditório Jurídico a partir das 9h .

FILMES - O documentário “Promessas de um Mundo Novo, produzido em Israel, em 2001, com direção de Justine Shapiro e B. Z. Goldberg.



“O Bandido da Luz Vermelha”, de 1968, direção de Rogério Sganzerla, da sequência à mostra e presta uma homenagem ao cineasta joaçabense.

“O Homem Elefante”, drama dirigido por David Lynch e produzido nos EUA, em 1980.

“Anjos do Sol, de 2006, direção de Rudi Lagemann, faz uma abordagem sobre os direitos humanos e a exploração sexual infantil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe tua opinião também....