domingo, 24 de maio de 2009

Nossa incursão por Sampa...

Como já narrado aqui anteriormente, nos dias 11 e 12 de maio aportamos na Capital Paulista para vermos de perto a realidade da comunicação em um grande centro. Cerca de 40 colegas da terceira fase de jornalismo da Unoesc embarcaram na viagem do conhecimento.

Nossa primeira parada foi no Estádio do Morumbi. A visita que não havia sido programada nos surpreendeu positivamente, já que um relações públicas do SPFC nos recebeu com honrarias e nos conduziu por um tour dentro do estádio...além dos espaços da emoção com o próprio campo e o vestiário, também conhecemos a sala de imprensa, onde jogadores e tecnico concedem entrevista após as partidas....tudo supervisionado por pelo menos três assessores de imprensa.

Do Morumbi seguimos para o complexo da Band de rádios e TVs. Lá conhecemos a Band FM, que tem foco no segmento Jovem, seguindo as tendências e sucessos musicais, com promoções, informação, humor e entretenimento;

A Nativa FM que acompanha as curiosidades do mundo artístico, além de notícias e prestação de serviço; A pioneira Rádio Bandeirantes que combina notícia, informação, análises, prestação de serviços e campanhas em defesa da cidadania., onde fomos recebidos por Joelmir Beting, ícone do jornalismo econômico em nosso país;

A Band News FM que foi uma das primeiras emissoras rede FM realmente "all news" , com um jornal completo a cada 20 minutos;

A Rádio SulAmérica Trânsito que ajuda o motorista que circula por São Paulo a evitar congestionamentos, informando em tempo real sobre as condições de trânsito; e a Rádio Mitsubishi FM, que é uma rádio segmentada, criada para consumidores dos veículos Mitsubishi , caracterizados pela emoção do rally esportivo. A rádio é uma realização do Grupo Bandeirantes de Rádio em parceria com a Mitsubishi Motors e a Agência África.

Das rádios partimos para as Tvs....conhecemos estúdios da Band, do Canal Terra Viva, Band News, Band Sports e Canal 21...loucura, loucura, loucura.... Por lá cruzamos com os apresentadores José Luiz Datena, Lorena Calábria e Patrícia Maldonado, Otávio Ceschi Jr e Ricardo Boechat.
Em outro compromisso, fomos conhecer os estúdios da Rádio CBN e da Rádio Globo AM.... particularmente sou apaixonada pelo estilo CBN - a rádio que toca notícias e, como boa sonhadora, espero um dia ter a oportunidade da trabalhar nesse veículo mágico...

A CBN (Central Brasileira de Notícias) está presente nas principais cidades brasileiras, com quatro emissoras próprias (São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Belo Horizonte) e 24 afiliadas.
São cerca de 200 jornalistas, entre repórteres, produtores, editores, âncoras e comentaristas, produzindo notícias 24 horas por dia.

A rotina jornalística também foi presenciada por nós na redação do Jornal Gazeta Mercantil, que embora segmentado, circula por todo país. Na redação em SP, pelo menos 60 profissionais fechavam a edição do dia 12 de maio. No bate papo com o editor, desmistificamos a idéia de que a economia está baseada apenas em indíces, juros e mercado financeiro. Nosso cotidiano está diretamente ligado à ela. Linhas telefônicas e internet que não funcionam, podem influenciar na economia das cidades, afinal o mercado virtual está em expansão, não é?

Ainda respirando comunicação, visitamos a Cinemateca Nacional, onde mais de 50 mil títulos e mais de 300 mil rolos de filmes e da história cultural brasileira estão guardadinhos. Cinéfilos endoidam naquele lugar...podem acreditar.
E para encerrar nossa viagem literal pela comunicação, nada mais apropriado que conhecermos o Museu da língua Portuguesa e sabermos a evolução da nossa língua mãe e nosso principal instrumento de trabalho. A mistura de história com tecnologia de última geração impressiona quem passa por alí... até os sotaques das regiões é possível ouvir. Mágico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe tua opinião também....