sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

CINEMA


PAIXÃO PELA TELONA
Emoção despertada pela imagem de alta resolução e sonorização especial são alguns dos atrativos para os aficionados por cinema

Silvia Palma
Para o Jornal Folha de Videira
Edição: 06/02/2010

Inaugurado a pouco mais de três anos, o Cinema de  Videira tem um frequentador que gaba-se em dizer que assistiu praticamente todos os filmes que entraram em cartaz, até hoje. E olha, que toda a semana tem uma média de 3 ou 4 filmes em exibição, nas duas  salas do Grupo Cine . O dentista Duval Dornelles, faz questão de declarar-se um apaixonado pela sétima arte. “Gosto de todos os gêneros.  Venho de 3 a 4 vezes na semana e assisto de tudo, até as produções infantis”, conta.
A paixão pelo cinema surgiu na vida de Dornelles, na década de 50, quando ainda morava em Porto Alegre, cidade onde nasceu.  Naquela época a diversão preferida do menino era freqüentar  os cinemas da capital gaúcha e observar a emoção de quem assistia os filmes. “Até hoje sou assim. Sento sempre  na primeira fileira e sou sempre o último a sair. Fico observando a reação  e a fisionomia das pessoas, porque acho mágico o poder de alegrar e emocionar que o cinema tem”.


O dentista recorda que quando chegou a Videira, há mais de 3 décadas, a cidade atraía centenas de pessoas nos fins de semana, para assistir Elvis Presley e o rei Roberto Carlos, na telona do Cine Guarani, primeiro cinema instalado na cidade. Quando o espaço foi fechado em 1993, por falta de público, Dornelles sentiu tanto, que foi o último a se despedir da sala de exibição. 

Quatorze anos mais tarde, em 2007, quando o Grupo Cine inaugurou as duas salas no Videira Shopping, ele foi o primeiro a comprar o ingresso para a sessão de estréia. “ A sala 1 estava lotada para assistir o filme 300 de Esparta. Quando a sessão acabou, todos se levantaram e bateram palmas, tanto pelo filme que era bom, quanto pela felicidade de Videira ter novamente um cinema. Foi emocionante!”, relembra.


Dornelles diz, que quando era jovem costumava anotar todos os filmes que assistia. Quando chegou perto dos mil, desistiu, mas na memória traz várias cenas marcantes. A mais recente, que  faz questão de registrar é uma das cenas finais do filme Avatar, considerado a melhor bilheteria dos últimos tempos. “Já vim assistir duas vezes e fico fascinado com a lágrima da personagem principal ao sentir que pode perder o amor dela. Ela não é humana, é uma alienígena, mas aquela lágrima é real, só pode ser”.


CINEMA É TEMA DE VÁRIAS COLEÇÕES
A paixão do dentista  pelo Cinema vai além de freqüentar as sessões. Em casa, ele coleciona milhares de revistas, cartazes, fotos, discos e álbuns de figurinha de artistas e personagens de filmes. A coleção é tão grande que ele comercializa pela internet, para vários países. “Já vendi mais de dois mil itens. Um dos últimos foi um álbum de figurinhas do filme Cleópatra, com Elizabeth Taylor. O comprador era do Japão”, aponta.

Questionado sobre a coleção de filmes, responde que tem vários títulos, mas não costuma assistir em casa. Segundo ele, o prazer está  na tela grande, na sonorização que o cinema tem e na oportunidade de fazer novas amizades com quem  freqüenta os filmes. “Acho um disperdício termos um cinema e ficarmos enfiados em casa. Se fosse por mim todas as locadoras fechariam as portas”, polemiza.

SÉTIMA ARTE ATRAI APAIXONADOS DE TODA A REGIÃO
A gerente do Grupo Cine – Noeli Tofolli conta que Dornelles de fato é um dos frequentadores mais assíduos do cinema. Segundo ela, o dentista é tão incentivador, que muitas vezes ele nem tem interesse no filme, mas compra o ingresso, entra na sala, dá uma olhada e sai, contribuindo com a movimentação da bilheteria.


Assim como ele, Noeli destaca a presença constante de pelo menos outros 15 espectadores de Videira e de cidades da região. “Temos muitos clientes de Caçador, Fraiburgo, Tangará e outras cidades da região, que religiosamente marcam presença. São pessoas que gostam da emoção de assistir filme em uma tela gigante, com som e acomodações especiais”.




Os fins de semana e a quarta-feira, quando todos pagam meia entrada, são os dias de maior movimento e quando as duas salas, uma de 171 e a outra de 129 lugares, costumam encher. Ela conta, que alguns filmes, fizeram mais sucesso entre os clientes e cita como exemplos a Era do gelo, Hary Potter, Homem Aranha, Lua Nova e mais recentemente Avatar, filme que ainda está em cartaz. “Sem dúvida esses filmes foram os recordistas de público, porque atraíram tanto adultos quanto crianças”.

Para garantir a frequencia e fidelizar ainda mais a clientela, a gerente formou um “mailing” e toda semana, dispara para os e-mails cadastrados, a programação da semana. “Essa é uma forma indireta de convidarmos os clientes e tem sido muito eficiente”, diz destacando que os interessados em receber a programação devem se cadastrar na bilheteria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe tua opinião também....