sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

SAÚDE

RAÇÃO HUMANA: A NOVA MODA PARA EMAGRECER
Mistura rica em fibras e compostos integrais promete ajudar na perda de peso


Silvia Palma
Para Jornal Folha de Videira
Ediçao: 13/02/2010

Já ouviu falar em ração humana? O nome pode soar meio estranho, mas essa é a nova promessa para perda de peso rápida e tem feito a cabeça e enchido o estômago de muita gente. Feita à base de cereais integrais como aveia em flocos, linhaça, gérmen de trigo, açúcar mascavo, gergelim com casca, fibra de trigo, gelatina, leite de soja em pó, levedo de cerveja e guaraná em pó, o composto faz bem a saúde e pode ajudar na perda de peso. 

A “ração” leva à saciedade, o que faz com que seus adeptos comam menos. Por conter diferentes tipos de ingredientes ricos em fibra, também controla colesterol e triglicerídeos, aumenta a resistência orgânica, regula o intestino e ajuda na desintoxicação do organismo. 

O composto pode ser consumido com frutas, em vitaminas, em sucos, iogurte ou com leite desnatado. Para diabéticos existe a versão “light”, a qual não contem açúcar mascavo em sua formulação. Hipertensos, com sensibilidade ao guaraná, também devem retirar o ingrediente da fórmula. A dose recomendada é de duas colheres de sopa (equivalentes a 80 cal), principalmente pela manhã, quando o nosso organismo necessita de mais nutrientes.

As proprietárias da Banca do Portuga, localizada na Rua Saul Brandalise - Agueda do Amarante e Rosane Costenaro Gomes, comemoram o sucesso da mistura entre os clientes. Segundo elas, a Ração Humana é comercializada pela Banca há mais de um ano, mas nos últimos meses, em virtude da chegada do verão e da divulgação dos benefícios na mídia, a procura aumentou muito. 

Há dias em que são comercializadas cerca de 40 receitas. “Tanto mulheres, quanto homens procuram a ração. Eles vem encaminhados por amigos e também por médicos e nutricionistas. Em média os clientes relatam a perda de 8 kg no mês, mas temos uma cliente que chegou a perder 16 kg , substituindo a mistura por 2 refeições no dia”, diz Agueda.

NUTRICIONISTAS RECONHECEM O BENEFÍCIO

A nutricionista Luiza Gazzi explica que de fato a mistura é saudável e apresenta diversos benefícios como vitaminas, minerais, antioxidantes e fibras. O consumo da ração humana ajuda no emagrecimento porque tem a função de estabilização do sistema digestivo e diminui a absorção da gordura. Mas é importante destacar que a mistura tem o efeito de perda de peso, desde que sejam feitos exercícios físicos. “Na verdade nenhum alimento por si só faz milagre, há uma lista de vilões e mocinhos na alimentação. Precisa sim, haver reeducação alimentar para se conseguir perda de peso efetiva, juntamente com atividade física regular e um controle emocional”, aponta.

SUCESSO

Dois motivos podem explicar o grande sucesso da ração humana: a fórmula pode ser feita em casa e o custo de uma receita inteira é R$ 32,00, mas o cliente pode optar pela metade. Na Banca do Portuga, por exemplo, onde se vende os ingredientes a granel, os clientes também têm a receita à disposição. “Temos deixado os ingredientes já pesados e separados, dessa forma é só chegar em casa e fazer a mistura”, diz Rosane Costenaro Gomes, umas das proprietárias.


CUIDADOS

Entretanto, engana-se quem pensa que uma mistura feita só com produtos naturais não tem contra-indicação: “Não é indicado para diabéticos, por exemplo, porque a fórmula original contém açúcar mascavo. Nem para pessoas muito ansiosas, devido à presença de guaraná em pó”. Além disso, como a receita é extremamente rica em fibras é preciso aumentar a ingestão de líquidos ou a pessoa terá prisão de ventre.

CONHEÇA OS SUPER INGREDIENTES

Linhaça (100g)
 Rica em ácidos graxos essenciais (gorduras boas), como o ômega 3, sais minerais e vitaminas. Seus benefícios são de baixar os níveis de colesterol ruim no sangue, tem ação antiinflamatória, auxilia na regularização do intestino, aumenta a atividade do sistema imunológico e possui uma substância que protege contra tumores de mamas, ovários e próstata.

Aveia em flocos (250g)
Suas vitaminas, fibras, proteínas e minerais saciam a fome, melhoram o trânsito intestinal e inibem a absorção de gordura pelo organismo.

Gérmem de trigo (250g)
Contém vitaminas dos grupos A, B, D, F, K e principalmente a vitamina E que regenera os tecidos. Combate a menstruação irregular, dificuldade de crescimento e desenvolvimento, fraqueza muscular, infecções e desintoxica o organismo deixando o corpo mais disposto.

Açúcar mascavo (100g)
Extraído da cana de açúcar, contém vitaminas e sais minerais como: cálcio, ferro, magnésio e potássio.

Levedo de cerveja (50g)
Composto de vitamina complexo B, manganês, cromo e fósforo, repõe sais minerais e vitaminas, fortalecendo o sistema imunológico.

Gergelim com casca ((50g)
Possui em sua composição um óleo de ótima qualidade, além de proteínas, lecitina, vitaminas A, E, B1, B2, niacina, minerais, fibras, cálcio e ferro. Tonifica os nervos, combate dores reumáticas, tumores, ácido úrico, memória fraca, hemorróidas, gastrites, prisão de ventre, ulcera, pressão alta e é um excelente repositor de cálcio.

Guaraná em pó (50g)
A cafeína estimula o sistema nervoso central, melhorando a capacidade de raciocínio, combate o cansaço físico e mental.

Leite de soja em pó (500g)
É de fácil digestão, pouco calórico, possui menos gordura que o leite da vaca e não contém colesterol.

Fibra de trigo (500g)
O processo de moagem da película externa do trigo mantém as proteínas, fibras e ferro que aceleram o metabolismo

Um comentário:

  1. Tu comprou a ração? Testou, gostou e adotou no teu dia a dia? Não, por que a Rosana não deve estar usando o negócio que vende... Isso é certo. Hihihi.

    ResponderExcluir

Compartilhe tua opinião também....