sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

ESTILO


CUSTOMIZAÇÃO DE ABADÁS É MODA ENTRE AS MULHERES
Camisetas de identificação dos blocos ganham acessórios e novos recortes para agradar público feminino


Silvia Palma
Jornal Folha de Videira
Edição: 06/02/2010


Mulher adora ser única. Na época de Carnaval não é diferente. A camiseta básica dos blocos, conhecidas como abadá, pode ganhar brilhos e formas alternativas com a customização. A graça é deixar o abadá ficar bem diferente, ele tem que ser como uma identidade. Tem gente que gosta mais curto, cortado mais apertado, com ou sem brilho e se depois de transformar a peça em um top, por exemplo, sobrar pano, por que não fazer uma minissaia? Modificar camisetas dos blocos já virou tradição - afinal, camisetão reto está longe de ser glamouroso.

A fotografa Ana Claudia Schaitel, do Bloco K10 está entre as meninas que transformam o modelo tradicional da camiseta. Antenada na moda, ela procura novos modelos em revistas e na Internet e sempre acaba mexendo na gola, mangas e no comprimento. “Todo mundo quer ser único e estar vestido com algo que seja a sua cara. As camisetas costumam ser grandes e desajeitados e nada melhor que usar a customização para adaptá-lo ao nosso estilo e estar linda para curtir o carnaval”, justifica.

A foliã explica que normalmente usa a criatividade e faz tudo sozinha, mas também já recorreu ao serviço de uma costureira. “Quase nunca dá tempo de levarmos às costureiras porque recebemos a camiseta horas antes da festa começar. Então, depois do primeiro dia, coloco a criatividade para funcionar e abuso dos recortes, lantejoulas e até de fitas”.

A costureira Leny Mariani, conta que os dias que antecedem o Carnaval e até mesmo durante a folia, o movimento aumenta em busca de alternativas para modificar as camisetas. Segundo ela, tem meninas que fazem uma reforma geral nos modelos, mas os campeões de pedido são para encurtar o tamanho e aumentar os decotes. “Há também os pedidos para ajustar os tamanhos, mas sem duvida a maioria quer deixar a camiseta curtinha e com um decote generoso”, diz.

FITAS, MIÇANGAS, PAETÊS E RECORTES

Você pode usar e abusar da criatividade para customizar a camiseta de seu bloco, mas é fundamental pensar na praticidade e no conforto na hora de escolher o modelito. Para fazer a blusa, o mais importante é pensar nos modelos que favoreçam o seu biotipo do que nos que simplesmente estão na moda. E se você pegou o abadá em cima da hora e não pode mais procurar um profissional, não precisa passar calor ou cortar a peça de qualquer maneira. Com criatividade e um pouco de jeito, as camisetas ganham outras formas, detalhes e até novo acabamento. Confira algumas dicas:

- As camisas podem ser refeitas de acordo com o gosto desejado. De modelo "tomara-que-caia" ou "alça única", podem ainda ser decoradas com paetês, miçangas, broches ou argolas.
- Uma das sugestões é amarrar fitas de cetim coloridas na alça do abadá. Outra opção é adicionar lacinhos à camisa. Para isso, basta fazer dois furos, bem pequenos, na parte de trás da camisa,e em seguida transpassar as fitas. Por fim, basta amarrar o laço. - Outra dica é fazer vários cortes, na horizontal, na parte da frente e usá-lo com outra camisa por baixo. Desta forma, os cortes irão deixar à mostra a camisa que está por baixo. Ele ficará bem diferente.
- Com a ajuda de uma costureira, é possível ter um abadá com modelo "frente única". O detalhe está em amarrar um nó em cada uma das alças, ou ainda, em forma de "x" na frente.
- Com os paetês, contorne a marca do bloco. Use cores diferentes para cada estampa, assim, além de brilhante, ele ficará no clima do Carnaval.
- Corte as mangas e as golas para deixar a camiseta mais fresquinha;
- Se quiser mostrar a barriguinha, corte cerca de 20 centímetros;
-A moda do dia-a-dia também cabe para a época de Carnaval. Algumas mulheres mais ousadas agregam ao abadá acessórios como o cinto largo acima da cintura. O estilo de blusa "canoa", com manga caída em um dos lagos, também pode ser copiado.

SERVIÇO:

O valor da customização dos abadás varia, dependendo do profissional, mas a média está entre R$ 5,00 e R$ 20,00

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe tua opinião também....