segunda-feira, 29 de março de 2010

COMPORTAMENTO

A SOBREVIVÊNCIA DAS LOCADORAS DE VÍDEOS
Na luta contra a pirataria e às novas tecnologias, locadoras continuam firmes e com clientela fiel

Silvia Palma
Para Jornal Folha de Videira
Edição 27/03/2010


Locadoras de vídeos fizeram, e ainda fazem, parte da vida de muita gente. Verdadeira febre nos anos 80 e 90, o modelo de negócio atingiu o seu ápice com a adoção do DVD em substituição às pesadas fitas VHS. Mas aí a TV por assinatura tomou impulso, a Internet chegou e se consolidou, inventaram as copiadoras de DVDs, a pirataria se espalhou como praga, o cinema chegou a cidade e todo mundo achou que o fim das locadoras estava decretado. Mas, não foi isso que aconteceu. Elas continuam firmes e com clientela fiel, garantida.

Segundo Jéssica Possato – atendente da Center Vídeo, quem gosta da tranquilidade de casa, de poder parar o filme a hora que quiser, ou quem quer economizar, não deixa de frequentar as locadoras. Só na Center Vídeo da Saul Brandalise, todos os meses, cerca de quatro mil filmes são locados. As quartas-feiras quando o cliente paga uma locação e leva duas e, os domingos, são os dias de maior movimento, podendo atingir mais 300 locações diárias. “Pagando apenas R$ 5,00 pela locação, toda a família pode assistir o filme, além disso, tem a diversidade de títulos. Só nesta loja temos mais de 5.600 filmes”, diz a funcionária.

Gêneros como ação, suspense, aventura e comédia, são os recordistas de locação. O motivo está no perfil dos clientes, que é formado, na grande maioria por homens. “Não saberia dizer porque a maioria dos clientes é de homens, mas sem dúvida eles são os que mais vem à locadora”.


UNINDO O UTIL AO AGRADÁVEL

O sonho de trabalhar em um local, onde se pode assistir, antes de todo mundo, os últimos filmes lançados, também continua povoando a cabeça de muita gente. Assim como Jéssica Possato, a jovem Andressa de Paula, de 18 anos,também faz parte do seleto grupo dos privilegiados. As duas trabalham juntas na Center Vídeo. Jessica já trabalha como atendente da locadora há 4 anos.Este foi o primeiro emprego dela e neste período a moça já assistiu cerca de 1.500 filmes.“Eu já gostava de filmes, mas com o trabalho na locadora, passei a unir o útil ao agradável, pois tenho que assistir para poder indicar aos clientes e ao mesmo tempo me divirto”, comemora.

Entre os gêneros preferidos de Jéssica estão filmes de comédia, aventura e romance. Ela é a responsável por dar dicas aos clientes sobre estes tipos de filme. “Se eu tivesse que indicar alguns filmes que todos deveriam assistir, seriam os romances “Antes que termine o dia” e “Diário de uma paixão”. Ambos são lindos e inesquecíveis”, diz.

Para Andressa, a oportunidade de trabalhar como atendente de locadora surgiu por acaso, há pouco mais de um ano. A jovem era funcionária de uma padaria, localizada ao lado da locadora. Quando a vaga surgiu, não hesitou. “Eu assistia filmes esporadicamente, mas achava bacana esse trabalho, afinal quem não quer assistir os lançamentos, antes que todo mundo?”, questiona a moça, que em um ano e três meses, assistiu 656 filmes.

Diferente de Jéssica, Andressa adora suspense e terror. Quando o cliente pede dicas desses dois gêneros ela é especialista. “As comédias também me agradam, tanto que o cliente que me pedir uma dica hoje, receberá a do filme “Se beber, não dirija”, é hilário e indispensável”.

Mas quem acha que a profissão das duas moças é só alegria, se engana. Segundo elas, os horários e o trabalho em feriados e fins de semana, tiram um pouco do “glamour”. “Com certeza é bacana assistir aos filmes em primeira mão, no entanto, essa iniciativa faz parte do nosso trabalho, além disso, enquanto todo mundo está tranqüilo, no sofá de casa, comendo pipoca e assistindo filme, nós estamos trabalhando”, brincam as atendentes.


LEGENDA FOTO: Jessica e Andressa: Elas alugam mais de 4 mil filmes por mês



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe tua opinião também....