segunda-feira, 29 de março de 2010

SAÚDE

MÚSCULOS EM FORMA NA TERCEIRA IDADE
Atividade física regular garante qualidade e o prolongamento da vida


Silvia Palma
Para Jornal Folha de Videira
Edição 20/03/2010


É fato. A obesidade vem se afirmando como um dos maiores vilões da sociedade moderna. Segundo especialistas, o aumento do sobrepeso se dá até, aproximadamente, os 60 anos. A partir daí, o peso geralmente se estabiliza e o que se vê uma tendência inversa. Os idosos começam a perder peso e a massa muscular, que é uma estrutura vital que sustenta e ajuda no equilíbrio do corpo humano.

A perda de massa muscular pode afetar todos os grupos musculares do corpo, reduzindo a força contrátil desempenhada por eles, o que provoca perda da estabilidade, insegurança ao caminhar, quedas, dificuldades para expandir a caixa torácica e para respirar amplamente ou tossir. Neste contexto, a falta de atividade física, que ocorre progressivamente com o avançar da idade é, certamente, um fator determinante para a regressão muscular. "Não há dúvida que a prática regular de atividade física, desde jovem, lentifica a perda muscular do idoso", observa o professor de Educação Física – Chico, da Academia Planeta Água.

Para atingir o objetivo de preservar a massa muscular após os 60 anos de idade, é recomendada a prática regular de atividade física, com uma frequência mínima de três vezes por semana. As modalidades benéficas são musculação, caminhadas, natação, hidroginástica e atividades lúdicas, como a dança e os jogos coletivos. “Acredito que os melhores resultados são obtidos com a prática de natação ou hidroginástica, pois essas atividades tem baixo nível de impacto e facilitam a movimentação e a realização dos exercícios, para os idosos”, diz Chico.

De acordo com o professor, além de colaborar com a manutenção da massa magra, essas atividades favorecem um melhor desempenho cardiovascular e uma melhor sociabilização do idoso. “Felizmente há muita informação à disposição e a população está se conscientizando sobre a importância das atividades físicas. Aqui na academia pelo menos 40% dos alunos estão acima dos 45 anos. Minha aluna mais velha tem 88 anos e os mais novos apenas dois aninhos”.

SETE DÉCADAS DE MUITA DISPOSIÇÃO

Quem vê a simpatia e a disposição da aposentada Sonia Skalee Huf, não imagina que ela tenha completado recentemente 71 anos de idade. Dentro da piscina fica ainda mais difícil acreditar que a senhora já vive há mais de sete décadas. Três vezes por semana, faça chuva ou faça sol, ela participa das aulas de natação e com a disposição de uma jovem, percorre uma distância de 1.200 metros em cada aula.

A rotina dos exercícios acontece há exatos 21 anos. E ela orgulha-se em dizer que não tem nem celulite e nem estrias. O único remédio que toma é para controlar o colesterol, pois o coração e a pressão arterial estão impecáveis. “Sempre fui muito ativa. Quando criança nadava no Rio do Peixe, na escola brigava para ser monitora nas aulas de Educação Física e adorava os 7 de Setembro para marchar. Minha maior decepção foi em 1954, quando em 24 de agosto, Getúlio Vargas se suicidou e o desfile para o qual nos preparávamos foi cancelado”, brinca.

Mãe de dois filhos e avó de três netos, Sonia, aposta nos dias repletos de atividades para se manter disposta. Além das aulas de natação ela participa dos corais Municipal e da Igreja Luterana do Brasil, onde também é tesoureira e da Sociedade Amigos do Museu do Vinho (Samuvi). Em casa faz bordados, lê revistas, jornais e livros e ainda participa do Projeto Idade Ativa, da Unoesc. Lá ela tem aulas de artesanato, noções de nutrição, ecologia e aprende computação. “Também tem várias viagens e isso é excelente porque conhecemos gente e lugares novos”, comemora.

Para Chico, professor da Academia onde Sonia frequenta, a senhora é um exemplo de vitalidade e de condicionamento físico. Ele explica que não é à toa que os “check ups” que ela faz anualmente, são sempre positivos. “A Sonia tem índice de massa corporal, condizente com uma pessoa de 45, 50 anos”, elogia, alertando sobre a importância da atividade física estar associada a uma dieta alimentar saudável. “Afinal, somos tudo aquilo que fazemos e comemos”, conclui.



LEGENDA FOTO GERAL: Baixo impacto da natação e da hidroginástica atrai os idosos
LEGENDA SONIA: Sonia nada 3.600 metros por semana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe tua opinião também....