sexta-feira, 12 de março de 2010

TRADIÇÃO

DE PAI PARA FILHOS
Com mais de meio século de experiência em chapeação, Alberto Posanski divide a tradição com os filhos

SilviaPalma
Para Jornal Folha de Videira
Edição: 06/03/2010

Família que trabalha unida, permanece unida! O dito popular é antigo, mas ainda é muito atual quando se trata da família Posanski de Videira. Na Chapeação,localizada no bairro Alvorada , o cliente sempre será atendido por um Posanski, seja pelo patriarca – Alberto ou por um dos filhos dele: Marcelo ou Eduardo. “Em família trabalhamos com mais empenho e as cobranças também são maiores, pois trata-se do nosso negócio e todos queremos ver resultados”, aponta Marcelo, o filho mais velho, que gerencia a oficina.

O pai dos rapazes, Alberto Posanski, tem 71 anos, mas nem pensa em parar de trabalhar. Diariamente ele cumpre uma jornada de cerca de 8 horas e meia de trabalho, ao lado dos filhos. No local eles fazem serviços de chapeação e pintura de carros nacionais e importados, além da restauração de veículos antigos. Na vida dos rapazes, o ofício virou trabalho profissional há pouco tempo, mas seu Alberto já acumula 55 anos de experiência. “Comecei a trabalhar como chapeador em 1955. Nessa época atuei na Mecância Atlas, depois, na década de 60, na antiga Auto Videira (representante da Wyllys – hoje Ford) e na AMG Chevrolet, entre outras empresas. Então, em 1970 resolvi abrir meu próprio negócio e lá se vão 40 anos”, contabiliza.

O passado de muito trabalho é motivo de saudades para o chapeador, mas a tecnologia e as ferramentas atuais são reverenciadas por tornar a atividade menos desgastante. Ao longo dessas cinco décadas e meia de trabalho, seu Alberto orgulha-se em dizer que criou e educou três filhos: Marcelo e Patrícia que se formaram em Administração e são pós- graduados e Eduardo que atuou em uma agroindústria, mas optou por se juntar ao pai e ao irmão para dar continuidade a tradição familiar. “Meu pai não queria me deixar trabalhar na oficina, pois achava um trabalho muito pesado. Assim como o Marcelo que trabalhou na área administrativa de algumas empresas, eu acabei trabalhando na Perdigão, mas há dois anos resolvi me juntar à eles e ajudar no negócio da família. Estou feliz com a escolha que fiz”, aponta.

INCÊNDIO UNIU AINDA MAIS A FAMÍLIA

O dia 20 de fevereiro de 2009, é uma data marcante na memória da Família Posanski. Eles almoçavam quando receberam a notícia de que a oficina estava em chamas. Até hoje, não sabem ao certo o que provocou o fogo, mas todos têm nítida na memória a imagem da destruição. “Foi muito triste ver parte da história da minha família destruída. Infelizmente, quando chegamos não havia mais nada o que fazer”, lamenta seu Alberto.

No incêndio desde a estrutura física, até ferramentas foram destruídas. O fogo não poupou nem os três carros de clientes, que a família restaurava e estava prestes a entregar. “Dois veículos estavam praticamente concluídos e o terceiro estava pela metade. Todos foram destruídos”, relembra Marcelo.

Neste momento, a união da família fez toda a diferença. Com trabalho e empenho eles reconstruíram e reequiparam a oficina e algum tempo depois já estavam trabalhando novamente. Nas mãos dos Posanski, carros atuais batidos ou arranhados são recuperados e veículos antigos são cuidadosamente restaurados. “Deixamos esses veículos antigos com traços e características originais, como quando saíram da fábrica. É um trabalho muito minucioso que nos dá muito orgulho”, diz Eduardo, apontando a restauração de um Ford T (1929) e uma Pick Up (1952) – americanos, além de diversos fuscas alemães da década de 50, como exemplos do trabalho que eles já executaram.

SERVIÇO
A Chapeação Posanski fica na Rua Alberto Zoller – 180 – Próxima a Delegacia Regional – Telefone: 3533-0685

Um comentário:

  1. Os caras são bons... Não me arrependo do que gastei em meu Fusca 1985.
    Hoje é um carro que onde saio tenho muitas propostas...

    ResponderExcluir

Compartilhe tua opinião também....