sexta-feira, 12 de março de 2010

VOLTA ÀS AULAS

CRIANÇAS PODEM TER DIFICULDADES DE ADAPTAÇÃO
Período requer atenção dos pais e da escola para que os pequenos superem o desconforto


Silvia Palma
Para Jornal Folha de Videira
Edição 19/02/2010


A volta às aulas ou o primeiro dia de aula na vida de uma criança é uma data especial. Família e escola ficam em clima de comemoração e de ansiedade. É o início da inserção da criança num novo e importante núcleo social. As crianças reencontram os colegas, fazem novas amizades, conhecem os professores, vêm cheias de novidades para contar. Para os novos pequenos alunos, é um dia em que começam a descobrir um mundo novo.

Tantas mudanças podem causar uma série de problemas tanto para pais, quanto para os alunos. Por isso, o segredo para uma volta às aulas sem traumas, é ir se adaptando aos poucos, garante Patrícia Marafon Bogoni - coordenadora pedagógica da Educação Infantil, na Escola Comecinho de Vida. “Na matrícula, já convidamos os pais para trazerem os filhos e juntos eles podem conhecer o ambiente da escola e o conteúdo pedagógico, além de dirimir dúvidas. Desta forma, a criança já vai se adaptando com a idéia de freqüentar as aulas e conhecer novos amigos”, explica.

Segundo ela, a dificuldade de adaptação é sentida mais entre os alunos menores de 3 anos. Ainda assim, dos 92 alunos matriculados na Educação Infantil da Comecinho de Vida, menos de 10% apresentaram algum tipo de resistência. “Vivemos em uma época mais evoluída, pois as crianças têm acesso à internet, assistem programas produzidos especialmente para elas e podem participar ativamente das conversas dos adultos, diferente da nossa época e, isso, com certeza influencia na facilidade de socialização”, afirma.

Para a coordenadora pedagógica, não são só os pais que precisam bolar uma estratégia de adaptação. As escolas também têm essa preocupação. Ela explica que o desafio é lidar com tipos diferentes de alunos. Há aqueles que sentem dificuldades de acordar cedo, seguir horários rígidos e até ficar longe dos pais, como é o caso dos mais pequenos. Mas também é muito comum que algumas crianças cheguem muito agitadas à escola. “Nas férias, elas brincam muito e acabam trazendo essa energia toda para a escola. Muitas vezes, temos que estimular algumas e tentar acalmar outras”, conta.

FERNANDA DRIBLOU AS DIFICULDADES

Se iniciar na escola já é difícil para algumas crianças, imaginem se elas tiverem que ir para aula, não apenas em uma nova escola, mas também em uma nova cidade. Foi o que aconteceu com a pequena Fernanda Taromaru Janeczek, de dois anos e oito meses. Por causa da mãe que é médica e mudou do interior de São Paulo para trabalhar em Videira, no início deste ano, a pequena teve que enfrentar várias mudanças ao mesmo tempo. Mas, diferente do que previa a mãe, Fernanda se adaptou muito rápido. “Quando ela foi a primeira vez para a escola, levou cerca de 3 meses para se adaptar e parar de chorar. Achei que corria o risco dessa história se repetir agora, mas felizmente a resistência que ela tem acaba no momento que entra na sala de aula e vê os amiguinhos”, comemora Vivian Taromaru.

Para que a menina se adaptasse com mais facilidade, Vivian fez exatamente o que os especialistas recomendam. Durante a matrícula, levou Fernanda para conhecer a estrutura da escola e foi conversando sobre o quão prazeroso seria conhecer novos amigos e professores. “Deu tão certo que já teve dia que a dificuldade foi levar ela embora da escola”, brinca.

RECOMENDAÇÕES PARA A FASE DE ADAPTAÇÃO:

1. Procure compreender o tempo da criança. Cada uma reage a seu modo. Mesmo para os alunos que já eram do Colégio, pode levar tempo para voltar a se acostumar com o cumprimento dos horários, das diferentes rotinas e do dia-a-dia em casa e na escola.

2. Transmita confiança à criança com relação à ida dela para a escola. A ansiedade, sentimento natural tanto para adultos quanto para crianças, deve ser controlada para não causar insegurança nos pequenos. 

3. Jamais diga à criança que “já volta”, se vai demorar horas para voltar. Explique o que de fato vai acontecer. Por mais sofrido que possa parecer de imediato, a criança crescerá confiante de que a palavra dos pais é sempre verdadeira.

4. Encare o choro como manifestação natural da criança, que cessa com o envolvimento nas atividades e brincadeiras proporcionadas na Escola. Essa é uma resposta social para transmitir aos adultos que ela está com medo das mudanças. Para minimizar, chegue com tempo à escola e passeie com a criança para ela conhecer melhor esse espaço. Chame atenção dela para as coisas que vê: brinquedos, murais, outras crianças, parquinhos...

5. Crianças menores ou que vêm à escola pela primeira vez podem fazer adaptação gradativa — os pais vêm buscá-las mais cedo.

6. Se a criança desejar, pode trazer um brinquedo de casa na primeira semana de aula. Nas semanas seguintes, haverá dia específico para isso.

7. A comunicação dos pais com a Escola é sempre muito importante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe tua opinião também....